Palestra sobre planejamento abre seminário dos gestores municipais de Ilhéus
‘O Planejamento Governamental e o Enfrentamento dos Desafios Sociais’ foi tema da palestra de abertura do Seminário Interno de Planejamento 2014 da Prefeitura de Ilhéus, pela ministrada pela doutora Valéria Barreto Peruna, especialista em políticas públicas e gestão governamental, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). O evento que ocorre até esta sexta-feira, dia 31, no Hotel Barravento, teve início na noite da quinta-feira, dia 30, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), além dos titulares, gerentes e diretores de todas as pastas municipais, com o objetivo de dinamizar as ações da Prefeitura em todo o município de Ilhéus durante este ano.
Antes da palestra, o prefeito de Ilhéus falou sobre a importância do seminário e destacou que o planejamento é o primeiro passo para a promoção do crescimento econômico e desenvolvimento social do município. Jabes Ribeiro ressaltou que, para alcançar esse objetivo, a equipe da gestão municipal deve estar em sintonia e trabalhar conjuntamente para o mesmo fim. “Nós somos como um time de futebol e temos que enfrentar juntos os desafios para reorganizar Ilhéus”, comparou o prefeito. “É necessário interação, visão de equipe; fomos às ruas, apresentamos um programa de governo e precisamos de planejamento, metas, e prazos para cumpri-las, honrando o nosso compromisso com a população”, frisou.
De forma didática e com uma linguagem clara, a doutora Valéria Barreto Peruna, ressaltou que um planejamento de gestão deve incluir artefatos, instrumentos e planos de trabalho, evidenciando resultados e a redução de custos. Conforme a palestrante, o planejar ocorre em um ciclo orgânico, no qual é preciso estabelecer um equilíbrio e direcionamento de ações, se a acordo com as demandas populares, o que pode promover o desenvolvimento sustentável. “Não podemos deixar que a riqueza se avizinhe de pobreza extrema”, afirmou. “É função do ente público garantir que exista crescimento e desenvolvimento, identificando o retorno econômico e social de cada real aplicado”, ressaltou Valéria Peruna.
A palestrante explicou que para atingir os objetivos, a gestão deve fazer um estudo entre demandas e recursos, construir um diagnóstico de cenários, identificar desafios por setores de atuação, e os indicadores de resultados, o que vai possibilitar a formulação das políticas públicas. “A equipe precisa ter força para implementar as ações, tem que saber aprender com a experiência”, frisou. Segundo a programação do seminário, a sexta-feira foi reservada para que os secretários apresentassem seus planos de ação e projetos previstos para os próximos 11 meses.